Aquisição de um Filhote parte 1

Não, não estamos vendendo filhotes. Muitos devem ter achado esquisito essa foto e com razão, a aquisição de um filhote seja qual raça for é um assunto muito serio e devia ser pensado e planejado. Existem muitos cuidados prévios e informações importantes que pouca gente se atenta. Por isso vamos te ajudar a não errar onde muitos erram.
1) A Raça
Vamos dizer que você fez o que se espera de um tutor responsável, se preocupou e pesquisou com muita sinceridade a raça ideal para você e sua família e o seu modo de vida. Esse é sem dúvida um dos maiores erros que tutores inexperientes cometem, quase sempre focado na beleza ou no cão da moda e não nas caraterísticas da raça e no indivíduo. Por muito tempo era muito fácil encontrar Poodles e Pastores Alemães nos parques da cidade, tal como hoje existe um Golden Retriever a cada quarteirão. Tendências vem e vão, será que um cão como o Golden com muita energia, raça que foi desenvolvida para a caçar, nadar e correr a longas distâncias em velocidade é a raça ideal para ficar em casa o dia todo esperando pacientemente o tutor voltar a noite depois de um longo e cansativo dia de trabalho? Por isso que é fundamental pesquisar as reais características da raça, que seja a principio em uma busca rápida no google. Depois de dar essa leve olhada é interessante que busque mais informações de fontes confiáveis tal como o padrão da raça disponível no site da CBKC, ir em exposições de raças ou melhor provas de adestramento e conversar com donos de canis. A internet também disponibiliza grupos e fóruns de determinada raça que pode servir de ajuda quando um real dono de canil certificado, falarei mais no próximo tópico, participa ativamente auxiliando na preservação e melhoria da raça.
UMA DICA IMPORTANTE: Um criador sério não irá te vender um filhote se a raça dele não se encaixar na sua familia e/ou estilo de vida. Por pior que possa ser desistir daquela raça que aos seus olhos tinha tudo para ser um cão ideal, acredite em quem reservou a vida para cuidar desta raça diariamente, muitas vezes sem férias.

Continua no próximo post…

Related Post