Cachorros mais inteligentes e seus comportamentos

Os cães mais inteligentes dentre as raças são os melhores companheiros? Não é bem assim! Tudo depende da criação e de diversos outros fatores. Continue lendo este artigo e entenda que a raça não é determinante e que existem diversos fatores que levam um cão considerado inteligente a ser realmente inteligente com o comportamento desejado por seus tutores. Conheça os cachorros mais inteligentes e seus comportamentos. Em nosso trabalho de adestradores convivemos com diferentes raças de cães e vivenciamos na prática alguns mitos por trás de donos que buscam adquirir cães de raças inteligentes. Uma das expectativas de tutores que adquirem um cão inteligente é acreditar que esse cão vai, sozinho, aprender onde fica seu banheiro, que latir incomoda e que regras existem para serem seguidas. Afinal, são superdotados correto? Essa frase não está totalmente errada, existem realmente raças com rápida assimilação, necessitando no máximo de cinco repetições para aprender um comando, consideradas as raças mais inteligentes. O erro está na nossa capacidade em buscar neles sempre mais do que estamos dispostos a doar, trabalho fácil para nosso lado e trabalho duro para os “nerds” do mundo canino!Afinal quais são as raças mais inteligentes do mundo e como acabamos por neglicenciá-las, criando dentro de nossas casas cães tão problemáticos que são também os campeões em listagem de comportamentos indesejados? Vamos conhecer um pouco mais sobre elas e como nós, tutores, as entendemos pouco.
Border Collie

Quem já viu um Border Collie em ação, no alto de sua capacidade física e mental não tem dúvidas de que se trata da raça mais inteligente do mundo. Campeões das provas de agility esse cão simpático e ágil pertence ao grupo dos pastores, desenvolvido na Grã-Bretanha com objetivo de pastorear rebanhos de ovelhas não por latidos ou mordidas, mas por intimidação. O Border Collie é o tipo de cão que vai te encarar de frente e te dizer “quero que você siga por aqui!”. E acredite, a não ser que você esteja preparado para dizer a ele quem manda de verdade, você será facilmente conduzido por esse pastor.

São cães incansáveis, com notas máximas para energia, brincadeiras e necessidade de exercícios. Assim, a não ser que você esteja preparado para trabalhar junto com seu Border Collie, ao menos esteja preparado para ter em casa o melhor dos atletas em uma fase tediosa e sem função. A maior tristeza desse cão é ficar encostado em um canto o dia todo, como cão de companhia. Acredite, ele é muito mais que um cão de companhia e precisa ser entendido dessa forma: ele ama trabalhar e ponto.

Um Border “aposentado” desde filhote é a definição de cão problemático. Sua alta energia e sua mente perspicaz quando negligenciadas resultam em cão entediado, estressado e depressivo. Assim, terá o melhor das raças no pior dos cães, apresentando obesidade, comportamentos repetitivos e destrutivos, além de agressão. Por isso costumamos dizer que não se deve ter um Border Collie caso seja um dono inexperiente, que não está disposto a dar as atividades necessárias a seu melhor amigo.

Poodle

Os carneirinhos do mundo canino ocupam o segundo degrau dentre os cães mais inteligentes do mundo. Desenvolvidos em diferentes tamanhos, os Poodles eram originalmente utilizados para caça de animais aquáticos. Apesar de ser associada sua origem à França, essa raça provavelmente se originou dos cães de pelo enrolado da Ásia e alcançou seu alto grau de padronização na Alemanha. Tinham muitas funções, desde a caça até trabalhos como cães guias, cães policiais e puxadores de carroça. Mas o Poodle teve mesmo grande destaque fazendo truques de circo e no colo das pessoas. São excelentes cães de companhia, facilmente adaptáveis a ambientes e de rápida aprendizagem. Então devem ser ótimos cães para termos em nossa casa, correto? Sim!

Os Poodles são inteligentes e sociáveis, mas passaram de queridinho dentre os cães de companhia para um cão esquecido à medida que raças de pequeno porte e de pelo liso passaram a figurar na moda, tais como os fofos Lhasas e os simpáticos Bulldogs. Mas sua fama de queridinho não deixou de influenciar em sua padronização, infelizmente de modo negativo. A criação difundida sem controle de qualidade fez desse carneirinho um terror para calcanhares estranhos. Uma raça muito dócil passou a desenvolver comportamento agressivo com estranhos e a dominar seus tutores, tudo em nome de uma genética de má qualidade. Assim, filhotes de Poodle vindos de fundos de quintal (entende-se por toda e qualquer criação que não seja feita por profissionais) acabaram com a fama de queridinho e esse excelente cão de companhia perdeu espaço, sendo pouco visto na maior parte dos países.

Quer ter um cão que entenda rápido as regras da casa, mas não quer gastar horas treinando junto com um atleta? Tenha um Poodle! Mas garanta ser um bom tutor adquirindo seu melhor amigo em um criador idôneo e reconhecido, além de garantir que mesmo sendo um cão de companhia, ele também necessita de exercícios. Faça a lição de casa, estude sobre eles e entenda que os maiores gênios estudavam a vida toda para não se tornarem tediosos e emburrados!

Pastor Alemão

E falando em queridinhos, o Pastor Alemão logo levanta sua orelha para dizer que ele é o terceiro cão mais inteligente do mundo, talvez o primeiro em versatilidade para o trabalho. Não há quem não conheça o Pastor Alemão, na telona de cinema esse cão ganhou destaque em muitos filmes. Afinal, nem todos os cães podem dizer que são o Rin Tin Tin. É um alemão de postura, pronto para o trabalho seja como cão policial, cão de busca e salvamento, cão guia, cão de exposição, cão de guarda, cão de companhia. E vejam, ele até é um cão pastor!

Brincadeiras à parte, essa é a raça mais trabalhada e aprimorada para o trabalho, desenvolvido inicialmente para ser o melhor dos pastores. Atlético, corajoso e versátil não há quem não goste desse grandão peludo e dócil. Bom, vamos então agora mesmo comprar um Pastor Alemão! Calma, o melhor dos pastores também é um cão incompreendido e que sofreu com o “comércio da moda”, fazendo com que essa raça também tenha o terceiro lugar dentre as raças mais bravas por conta de maus cruzamentos e direcionamento. Afinal ele não é um cão de ataque, sua excelência como cão policial está no fato de que são cães fiéis e protetores, reagindo aos suspeitos por simplesmente estarem protegendo seus dedicados tutores, focados na defesa. A incompreensão é um grande problema de todas as raças, responsável por muitos mitos negativos que nada mais passam de mitos! Pastores Alemães são ótimos membros de qualquer família, seja ela composta por adultos, crianças, idosos, gatos ou passarinhos.

Mas lembre-se: seu amigo fiel é um cão de trabalho que se dispõe a correr até 80 km por dia para pastorear um rebanho. A não ser que você seja um maratonista saiba que seu pastor necessita de atividades, caso contrário correrá o risco de ter em sua casa uma fera enjaulada. Complete isso dando a ele exercícios para sua grande e desenvolvida inteligência. Não deixe de ensinar seu pastor! Os resultados são incríveis e você vai adorar ver seu amigo executando com perfeição todos os comandos de obediência, além de truques e saltos.

Conclusão

As raças mais inteligentes do mundo não são gênios em garrafa capazes de aprender sozinhos tudo aquilo que você espera que eles já nasçam sabendo. Estude bastante antes de adquirir qualquer raça, conheça suas necessidades e todo seu potencial, além disso, tenha o cuidado de buscá-lo em um ótimo criador da raça. Apenas isso irá garantir que esse cão seja tudo aquilo que você espera dele. E lembre-se: raças não são indivíduos, cada um tem sua particularidade que também deve ser compreendida e levada em consideração!

Related Post